Criança Waldorf: um olhar mais afetuoso para o mundo
Toda vez que vejo algum vídeo ou fotos de uma escola Waldorf, tenho vontade de estar ali naquele ambiente acolhedor, aprendendo daquela forma. A sensação é de que as crianças estão na casa da avó, em salas aconchegantes e cercadas por áreas verdes, para explorarem a natureza. Essa é a intenção.
Fundamentadas na Antroposofia, do austríaco Rudolf Steiner (1861-1925), as escolas Waldorf desviam consideravelmente dos princípios formais de educação. O que está em foco nesta linha filosófica é o ser humano. A Antroposofia está interessada em um conhecimento que faça uma ponte entre as esferas espiritual do ser humano e do universo.
Há quem torça o nariz, especialmente os mais pragmáticos. Será que o aluno Waldorf estará apto a concorrer em um Vestibular/Enem ou ser bem-sucedido profissionalmente? Talvez a primeira resposta a essa pergunta seja uma outra pergunta: o que é ser bem-sucedido?
“Preparamos nossos alunos para o mundo. Não temos competições”, avisa a diretora escolar do Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais, Cristiana Maria Arreguy Corrêa, que conversou por telefone com o Blog Mãe, Aqui e Agora. Para quem acredita que “dar certo” na vida é ter uma carreira profissional de sucesso, a lista de celebridades e grandes nomes do esporte, artes, arquitetura, medicina, política que tiveram uma formação antroposófica é grande. Segundo o New York Times, no Vale do Silício, a escola mais disputada apara abrigar os filhos dos executivos de empresas como eBay, Google, Apple, Yahoo! e HP é a Waldorf School of the Peninsula.
“A gente tem jovens que se formaram aqui em todas as áreas: Medicina, Economia, na Música... Nossas crianças e adolescente estão superpreparados para se adaptar ao sistema. São muito maduros para lidar com os desafios oferecidos pela realidade. São fortes, firmes e confiantes e, ao mesmo tempo, possuem um olhar mais afetuoso diante do mundo. Eles enxergam muito mais espaços de trabalho e muitas possibilidades de exerceram atividades prazerosas, sem se prenderem tanto à questão do retorno financeiro”, enfatiza Cristiana.
![]() |
Antroposofia aproxima as esferas espiritual do ser humano e da natureza |
A tônica é essa. As crianças são preparadas para o mundo e não para o Vestibular. A Cristiana nos contou um pouco mais sobre como a Antroposofia é aplicada no dia a dia do Colégio, que até 2015 era chamado de Pólen Escola Waldorf.
Setênios e o ambiente escolar
![]() |
Primeiro Setênio na Antroposofia é momento de descoberta do corpo, relações e do mundo |
A proposta pedagógica do Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais se funda nos princípios da Antroposofia. Dividimos as fases do desenvolvimento humano em Setênios e atendemos nossos alunos nos três primeiros setênios: de zero a sete anos; sete a 14 anos; e 14 a 21 anos. Entendemos que o primeiro setênio é o momento de descoberta do corpo físico, das relações humanas, das percepções de mundo. As crianças aprendem a subir em árvore, a teatralizar. Trabalhamos muito com músicas e contos de fadas. Tentamos reproduzir um ambiente que seja familiar e buscamos agrupar as crianças de forma que as menores possam receber a proteção dos maiores e estes, por sua vez, desenvolvam esse cuidado e proteção com os mais novinhos. É um ambiente fraterno – irmãos, inclusive, não são separados – com turmas mistas. No maternal, ficam até 12 crianças entre dois e 3 anos, por turma. No Jardim de Infância, as turmas têm até 18 alunos entre quatro e seis anos.
Relacionamento com os pais
![]() |
Pais são atuantes e participam da gestão da escola |
O conhecimento e a participação dos pais de uma escola Waldorf é bem diferente do de uma escola tradicional. Ao recebermos uma criança em nosso Colégio, recebemos a família. Temos uma proximidade grande com os pais, que participam das reuniões bimestrais e fazem parte do Conselho de Pais, que é bastante atuante. O Conselho desenvolveu a “Escola de Pais”, em que oferecemos palestras e minicursos.
A gestão de uma escola Waldorf é feita por um tripé: o corpo de professores, a Associação Mantenedora e o Conselho de Pais. A Associação Mantenedora é administrada por pais voluntários. Quando um aluno entra para a escola os pais se associam à Mantenedora e participam da gestão escolar, onde são definidos salários, reformas, orçamento, material a ser usado. Ele é dono da escola como qualquer outro.
Trabalho de casa
Entendemos que as crianças do Infantil estão no momento de brincar. Elas realizam mil experiências de arte, trabalhos manuais, costura, ponto de cruz, crochê, tudo no espaço de tempo em que estão na escola. Nada é levado para casa. Quando as crianças chegam ao Ensino Fundamental (segundo setênio, entre 7 e 14 anos), a professora define se é preciso ou não ter atividades em casa.Alfabetização e matemática
A partir do momento que uma criança chega em um ambiente escolar os conceitos são repassados diariamente. Mas, o trabalho de alfabetização e letramento em uma escola Waldorf é feito de forma muito ritmada e muito mais lenta do que nas escolas tradicionais. Até o Terceiro Ano as crianças estão em um processo de descoberta de tudo, do desenho da forma, do desenvolvimento da psicomotricidade fina. Em relação à matemática, sistematicamente, começa-se trabalhar com ela no segundo Setênio, quando também são ensinados o Português, Inglês, Alemão e Ciências.Caderno Waldorf
![]() |
Trabalho manual feito pelos próprios alunos |
Não usamos o livro didático em nenhum nível. A gente produz o próprio livro. Cada aluno constrói o seu caderno, que é um livro, com base na experiência do conteúdo que ele vivencia. É a história do aluno.
O conteúdo
O nosso currículo é bem mais amplo do que o exigido pelo MEC. Priorizamos os conteúdos de arte, trabalhos manuais, pintura, música, euritmia, que combina sons, gestos e expressão corporal e é própria da pedagogia Waldorf. A partir do quinto ano, temos modelagem e marcenaria. O nosso processo de ensino é diferente. A gente trabalha com modalidades de cursos ou épocas – essa é uma das tônicas da pedagogia Waldorf. Se você está na época de História, por exemplo, vai ter aulas de História por três semanas seguidas. Depois inicia-se um outro conteúdo.![]() |
Modelagem e marcenaria são aulas oferecidas a partir do Quinto Ano |
Atividades extracurriculares
Cada série tem alguma atividade esportiva envolvida. No Sexto Ano, as crianças têm aula de circo, porque tem a ver com o currículo desenvolvido nesta fase. No Quinto Ano, por exemplo, é apresentada a história de Roma e Grécia e os alunos possuem aulas de lutas marciais. Temos uma base de teatro muito forte, especialmente no final do Ensino Fundamental e no final do Ensino Médio, como fechamento dos trabalhos. Além disso, do Sétimo Ano em diante, temos Astronomia e Geometria. Até o Nono Ano, o Alemão é oferecido como língua estrangeira, a partir de então é optativa, juntamente com o Espanhol. Outras disciplinas optativas são orquestra e gastronomia.![]() |
Ser humano é o foco da Antroposofia |
Estágios
![]() |
Currículo do Ensino Médio é mais amplo do que nas escolas tradicionais |
Tecnologia
![]() |
Tecnologia no Colégio Rudolf Steiner significa "aprender a fazer" |
A gente não usa eletrônico no colégio. Nossos alunos não têm nenhum contato, especialmente no primeiro Setênio, com a tecnologia. No terceiro Setênio, quando já são jovens, eles utilizam de forma orientada. A disciplina que temos chamada Tecnologia tem o intuito de aprender a fazer. No primeiro ano do Ensino Médio (15 a 18 anos) os alunos constroem nesta disciplina uma bicicleta: definem as peças, a arquitetura, executa o projeto e verifica sua funcionalidade. Poderia ser um rádio, ou qualquer outro objeto.
Datas festivas
O Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais é cristão. A gente não faz apologia a nenhuma religião, tanto que temos crianças budistas, umbandistas, católicas e evangélicas. Mas, ensinamos os fundamentos de ensino religioso: moralidade, ética, respeito e compaixão. Celebramos todas as festas cristãs. A Páscoa tem um sentido grande; bem como as festas de santos em julho e no Natal. No ensino infantil, temos a festa de abertura do tempo da Primavera, que é a Festa da Lanterna.
![]() |
Festa celebra 25 anos do Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais |
Você também pode se interessar por isso:
Comentários
Postar um comentário