5 princípios da Ikebana que podem iluminar o caminho dos nossos filhos
Como não amar a cultura oriental e sua capacidade de atribuir significados profundos às pequenas coisas da vida? Por exemplo, a arte japonesa de dispor flores, ramos e galhos naturais, a Ikebana, está totalmente associada à prática e ao desejo de chegar à verdadeira essência de algo e iluminar a vida, tornando-a mais pura e mais clara.
Como mãe, essa “lamparina” me soa extremamente preciosa e por isso fiquei bastante empolgada ao saber que a Fundação Mokiti Okada (MOA), responsável pela difusão e formação da Arte do Ikebana estilo Sanguetsu no Brasil, oferece cursos para crianças e realiza parcerias com escolas.
Cada vez mais, essa atividade tem sido procurada por pais que buscam desenvolver maior concentração em seus filhos, mais atenção na escola, estimular relacionamentos mais saudáveis, o cuidado com as próprias coisas, o sentimento de gratidão, como me contou Marilu, a Maria de Lourdes de Oliveira Francisco, que coordena o Ikebana Sanguetsu no MOA. Crianças a partir de cinco anos já podem se aventurar nesta arte. Tudo depende do que é combinado entre os pais e a escola.
Imagina que lindo o seu filho apreciando a beleza das flores, criando composições lineares, com cores harmônicas e ainda aprendendo tantos princípios bacanas.
Os princípios da Ikebana que toda mãe deveria estimular em seu filho
“Os princípios da arte do Ikebana ancoram-se em cinco verbos que lhe permitem refletir sobre qualquer assunto da vida”, explica Marilu.- Olhar: diferente de ver, olhar implica estar aqui e agora, perceber o outro, identificar nuances.
- Medir: tudo na vida tem uma medida (aahhh, e como nossas crianças estão precisando aprender a medida das coisas!!!): é grande, pequeno, cabe ou não, é possível...?
- Cortar: quantas vezes temos que eliminar determinadas coisas para conquistar outras? Olha o desapego aí, minha gente. Muitas vezes é preciso ceder para conquistar.
- Fixar: temos que ter um objetivo, um propósito, saber onde queremos chegar. Se não houver disciplina nada acontece.
- Apreciar: existe o momento da contemplação, de serenar o coração e interiorizar a felicidade.
Comentários
Postar um comentário