Manuais de maternidade podem causar desorientação?
![]() |
Photo by Kelly Sikkema on Unsplash |
Manuais para cuidar de bebês e se tornar uma boa mãe podem fazer mais mal do que bem? Amy Brown, pesquisadora da saúde de mães e crianças da Swansea University, realizou um estudo com 350 mamães de bebês entre 0 e 12 meses e descobriu uma relação inversamente proporcional entre a saúde mental das entrevistadas e o número de livros da categora lidos por elas.
As que mais haviam lido manuais sobre como cuidar dos bebês eram as que mais apresentavam sintomas depressivos. Enquanto 22% das mães entrevistadas disseram se sentir mais calmas depois de uma leitura, 53% sentiram-se mais ansiosas. Mas, atenção: a pesquisa mostrou uma correlação entre a leitura e a depressão e não uma relação de causalidade. Você poderia inferir que as mães que passam maiores dificuldades nos primeiros meses de maternidade tendem a buscar mais ajuda na literatura especializada, por exemplo.
No entanto, a Zoe Williams, do The Guardian, publicou um texto mencionando a pesquisa e alguns motivos pelos quais os livros da categoria podem ser fatores de estresses entre as mamães. O que também faz sentido. “Eu não só poderia ter previsto esse resultado, como posso descrever o mecanismo que gera isso. Os livros para bebês se dividem em três categorias: o que seu bebê deve ser capaz de fazer; como fazer seu bebê fazer o que você quer; e as muitas maneiras pelas quais você pode estragar o seu bebê. Há um punhado de leitura; a maioria a tornará miserável”, escreve ela (livre tradução).
Eu particularmente, elegi um “manual”, mais para me dar uma orientação geral em relação aos primeiros meses de vida do bebê, e ao longo do tempo fui lendo textos que abordavam mais referências sobre uma boa educação do que necessariamente regras sobre “o que você deve fazer com o seu filho”. E claro, sempre filtrando o que tinha a ver com as minhas crenças e limitações. E vocês, foram mais ajudadas ou prejudicadas com os manuais para a maternidade?
Comentários
Postar um comentário