Quatro livros infantis para se ter na prateleira

Literatura infantil
Foto Freepik.com

Olha que legal: a Rona Hanning, do Instituto Ler,  deu 4 indicações de livros infantis contemporâneos que  pais e mães podem ler para crianças de todas as idades. São histórias que, sem didatismo, abordam temas mais do que necessários:





É assim, de Paloma Valdivia

 Edições SM 
Com páginas bem coloridas, ilustrações geométricas, bichos e humanos, “É assim” é um bom exemplo da articulação entre literatura infantil e espiritualidade. Em uma história muito simples, a autora aborda o ir e vir, o ciclo da vida, sem fazer necessariamente menção direta à morte. Se, de uma hora para outra, deixam de existir o gato do vizinho, a tia Margarida e mesmo o peixe da sopa do dia anterior, logo em seguida chegam pessoas novas: são os “desejados”, “os que vieram sem perguntar”.

Drufs, de Eva Furnari 

Ed. Moderna 
Este lançamento da Eva Furnari é um bom exemplo de literatura que estimula conversas. Sem didatismo e com uma boa dose de humor, o livro apresenta retratos de famílias distintas e estranhas: Família Gorrinho, Família Ui, Família Balum, Família Brong, Família Padoca. Uma boa sementinhha para trabalhar a diversidade.

Lá e aqui, de Carolina Moreyra, ilustrações de Odilon Moraes 

Editora Pequena Zaar
Este é um livro muito poético que trata de um tema bastante delicado e vivenciado por muitas crianças: a separação dos pais. Apesar da dor, a mensagem final é de otimismo.

Os cinco esquisitos, de Beatrice Alemagna 

Editora Martins Fontes 
Seres fora do padrão, tortos e errados, que descobrem que o formato não serve para nada, são os personagens dessa narrativa. Sentimentos como compaixão, solidariedade e até identificação são despertados nos leitores sem pretensão de lição de moral.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Criança Waldorf: um olhar mais afetuoso para o mundo

Escola Parque é opção para os pais que buscam o construtivismo

Colégio Loyola e sua pedagogia inaciana é exemplo de formação cristã