Escola Montessori valoriza a autonomia da criança
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Fotos: Maria Montessori/Divulgação |
A partir de uma metodologia pautada na liberdade, no autodesenvolvimento e no respeito às diferenças, a médica psiquiatra Maria Montessori, nascida na Itália em 1870, inspirou uma rede de ensino que conta, só no Brasil, com mais de 50 instituições. É o caso da Aldeia Montessori, no Rio de Janeiro, da Prima Escola Montessori, de São Paulo, e da Escola Maria Montessori, de Brasília, que abriu as suas portas para contar ao Blog Mãe, Aqui e Agora, o que significa, na prática, ser uma escola montessoriana.
Com certeza é um caminho para pais e mães que acreditam no potencial inato de aprendizado das crianças, no encantamento da natureza e do universo e sua conexão entre todas as coisas e em uma educação que busca mais do que a transmissão de conteúdo, mas a construção do equilíbrio interior e da felicidade na vida da criança e do adolescente.
O tempo de cada um
A individualidade da criança pauta toda a construção da aprendizagem pelo método Montessori. O respeito ao desenvolvimento e ritmos únicos de cada criança é um diferencial na Escola Maria Montessori, de Brasília, por exemplo. “Nosso aluno tem um autodesenvolvimento e uma capacidade de superar barreiras que vai além do livro didático, do limite do professor, do que é oferecido pela escola”, nos explicou Márcia Fatureto, diretora pedagógica. “Preparamos o indivíduo não só cognitivamente, mas socialmente e emocionalmente, para que ele possa viver em uma sociedade que quer muito mais do que um bom profissional.” A Márcia nos contou um pouco mais sobre como se dá o aprendizado na Escola Maria Montessori. Veja:Ambiente preparado
O ambiente escolar é fundamental para o desenvolvimento da independência e da iniciativa pessoal. No aprendizado Montessori é importante que o ambiente seja do tamanho da criança e que contenha objetos interessantes e importantes para sua caminhada rumo à independência quando adulta.
“A nossa escola é muito lúdica e tem um rico acervo visual, simbólico, que estimula o aprendizado. Uma sala de aula montessoriana possui vários materiais fabricados em madeira, desenvolvidos especificamente para o aluno trabalhar e desenvolver conceitos, sejam eles matemáticos – como as dezenas, centenas, adição, subtração –; sejam conceitos de alfabetização ou conceitos geográficos”, explicou Márcia.
Maria Montessori criou materiais que pudessem ajudar concretamente o desenvolvimento do raciocínio das crianças. São peças sólidas de diversos tamanhos e formas que estimulam o desenvolvimento sensorial. Podem ser caixas para abrir, fechar e encaixar; botões para abotoar; série de cores, de tamanhos, de formas e espessuras diferentes. Superfícies de diferentes texturas e objetos sonoros... Cada faixa etária tem uma material específico para o seu desenvolvimento.
Liberdade de escolha
A criança é orientada pela professora a buscar esses materiais e trabalhar com eles. “A criança pega o material de livre-escolha e desenvolve o que chamamos de ‘trabalho pessoal’. Essa autonomia não significa que a criança possa fazer o que quiser e quando quiser. A criança tem liberdade de escolha, mas em sala de aula desenvolve-se um ambiente de respeito e organização”.Alfabetização
“Formalmente a alfabetização na Escola Maria Montessori começa aos cinco/seis anos de idade e vai até os oito anos, dependendo da criança. Mas, desde o Maternal 1, os nossos alunos já estão em contato com o acervo visual, com o ambiente alfabetizador da escola, e já com dois, três anos sabem reconhecer o próprio nome e os números”.Relacionamento com os pais
“Temos encontros bimestrais com os pais, em que falamos especificamente sobre o desenvolvimento da criança. Além disso, oferecemos sete oficinas montessorianas por ano, sempre aos sábados, em que convidamos os pais a virem à escola e a trabalharem com os filhos o conteúdo que está sendo desenvolvido com o professor durante a semana.”Atividades de casa
“Temos atividades de casa para todas as faixas etárias, com exceção do Maternal 1. Trata-se de um complemento à rotina montessoriana, uma continuidade do que se está sendo desenvolvido em sala de aula. O intuito não é a avaliação, mas a fixação do conteúdo. A ideia é que os pais estejam juntos e participem até para entender o nível de conhecimento do filho. Caso a família perceba que tem algum tipo de dúvida ou que seu filho não atingiu o nível de conhecimento esperado, a gente pede que anote na agenda e nos dê um feedback.”Tecnologia
"A escola não pode fugir do contexto social, do que está acontecendo no mundo, e a tecnologia está presente na vida das crianças. A informática, na Escola Maria Montessori é uma ferramenta de complemento da informação, de enriquecimento do conteúdo, que é trabalhado em sala de aula. É uma ferramenta de pesquisa."Eventos
"Escola Maria Montessori é uma escola católica, mantida pela Associação Educacional Carmelitana Maria Montessori, e comemoramos alguns eventos religiosos e cívicos. Não são grandes eventos, até porque temos 1.700 alunos. Comemora-se o Dia dos Pais, Dia das Mães, momentos em que os professores organizam uma apresentação e convidam as famílias. São eventos mais particulares, que acontecem, geralmente, por turmas."Estrutura
“A Escola Maria Montessori possui laboratórios de ciências e informática, cozinha experimental e auditórios, onde acontecem diferentes oficinas. Possui também um mini-zoológico para estimular o contato e o cuidado com os animais e a natureza. Nas duas salas de leitura acontecem os projetos ‘Estante de Livros’ e ‘Sacola de Leitura’. Há também salas de Música e de Artes e espaço para atividades esportivas.”Quer saber mais sobre Educação? Leia também:
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