Tudo o que você precisa entender para escolher a próxima escola do seu filho

Blog maternidade Mãe, aqui e agora



Esta época do ano, muitos pais estão se deparando com uma difícil decisão: a escolha da escola dos filhos. Alguns, irão vivenciar essa experiência pela primeira vez. Outros, estão em um processo de transição. Neste contato com as instituições costumamos nos deparar com nomes como Waldorf, Construtivismo, Piaget, Montessori. Enfim... São vários modelos pedagógicos que podem ter mais ou menos a ver com o que você espera na educação do seu filho. O historiador Leandro Karnal, em seu livro "Felicidade ou Morte", tem uma tirada que eu adoro:


"Quando vou a escolas, procuro consolar alguns pais que me perguntam: 'Devo matricular meu filho numa escola construtivista ou mais conteudista?'. Respondo: 'Não se preocupe, tanto faz, vai dar errado do mesmo jeito. O que varia é o motivo pelo qual essa criança vai procurar o psicólogo'."


Brincadeiras à parte, busquei em artigos pela internet abordagens de algumas propostas pedagógicas e compilei em um resumão. A ideia é dar alguns insights sobre essas linhas e fornecer referências para pesquisas mais aprofundadas. Espero que ajude.

Na próxima semana, vou publicar textos a partir de entrevistas com algumas escolas escolhidas  por mim que possuem diferentes abordagens pedagógicas. Mas, lembre-se: mais importante do que optar por uma instituição a partir da sua filosofia pedagógica é avaliar a proposta única de cada escola, que evidencia como educação é colocada em prática.



blog maternidade Mãe, aqui e agora


Leia também: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Criança Waldorf: um olhar mais afetuoso para o mundo

Escola Parque é opção para os pais que buscam o construtivismo

Colégio Loyola e sua pedagogia inaciana é exemplo de formação cristã